Noventa e sete pessoas foram presas até o momento. Os detentos transferidos podem ser levados para qualquer uma das cinco penitenciárias federais

Nove presos do presídio Rogério Coutinho, no Rio Grande do Norte, foram transferidos para presídios federais na noite dessa sexta-feira, 17, suspeitos de comandar os ataques de facções criminosas que acontecem desde 14 de março no estado.

A transferência ocorre em resposta aos atentados da última semana. Os suspeitos poderão ficar em qualquer um dos cinco presídios federais no país: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) ou Porto Velho (RO). Em nota, o governo federal explicou que a transferência obedece a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do governo estadual.

"Os custodiados são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte", informou o governo do RN, em comunicado.

A primeira transferência de um detento do RN para presídio federal desde o início dos ataques aconteceu na terça-feira, 14. No sistema penal federal, eles ficam isolados em celas individuais e têm visitas monitoradas pelos agentes.

Mais 100 agentes da Força Nacional e quatro aeronaves, da PRF e dos governos do Ceará e da Paraíba, chegaram sexta a Natal, capital potiguar, para auxiliar nas ações de segurança contra os ataques criminosos que paralisaram pelo menos 21 cidades no estado nos últimos dias.

Noventa e sete pessoas foram presas até o momento, após uma operação conjunta das Polícias Militar, Civil e Federal no litoral sul.

Novos atos de violência foram registrados nessa sexta, mas autoridades apontam para uma redação na intensidade dos atentados. São ataques a ônibus, prédios públicos e lojas que, segundo o governo, foram coordenados de dentro dos presídios por integrantes de facção criminosa.


Fonte: O GLOBO