Presidente do STF, Rosa Weber, e governadora em exercício, desembargadora Regina Ferrari

A governadora em exercício do Estado do Acre, desembargadora Regina Ferrari, acompanhou a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, nesta terça-feira, 21, em visita ao povo Marubo, na Aldeia Paraná, no Vale do Javari, localizado no município de Atalaia do Norte (AM).

Depois de cumprir agenda em Tabatinga (AM) na segunda-feira, 20, em que lançou cartazes que explicam o funcionamento das audiências de custódia e os direitos dos presos em quatro línguas indígenas – Tikuna, Marubo, Kanamari e Matis, Rosa Weber fez a troca de aeronave em Cruzeiro do Sul e foi recepcionada pela governadora em exercício.

Durante o evento, realizado na Câmara Municipal de Tabatinga, a ministra afirmou que o lançamento dos cartazes reflete a caminhada e a vocação do Poder Judiciário para a garantia dos direitos constitucionais dos indígenas, com difusão de informações e preservação da cultura.


Poder Judiciário reforçou a garantia dos direitos constitucionais dos indígenas. Foto: cedida

“Não abriremos mão do respeito aos povos e nações indígenas, que são a história viva do nascimento do Brasil. É imensurável o nosso orgulho de ser uma das nações de maior diversidade étnica do planeta”, disse Rosa Weber, ao concluir sua agenda no Amazonas.

As ações realizadas integram o programa Fazendo Justiça, coordenado pelo CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Não abriremos mão do respeito aos povos e nações indígenas”, disse a presidente Rosa Weber. Foto: assessoria STF

Também acompanharam a visita ao povo Marubo o presidente em exercício do TJAC, desembargador Luis Camolez; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, desembargador Francisco Djalma; e diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes.

Fonte: Agência Acre