Vice-governadora Mailza e secretária da Mulher vistoriam obras da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Rio Branco

A reforma da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco, está em fase de conclusão e, neste fim de semana, a vice-governadora Mailza Assis visitou as obras junto à secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa. Foram R$ 3 milhões investidos pelo governo do Acre e a entrega está prevista para o fim de março.

Recepcionada pela coordenadora da Deam em Rio Branco, delegada Elenice Frez, e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, Mailza destacou que assegurar o direito das mulheres e lutar contra a violência doméstica, principalmente no enfrentamento ao feminicídio, estão entre as prioridades da atual gestão.


Delegado Henrique Maciel explica que a delegacia reformada oferece mais segurança e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Foto: Felipe Freire/Secom

“Temos um prédio acolhedor. É um incentivo para que mulheres que passam algum tipo de violência sejam encorajadas a denunciar”, disse Mailza.


Delegacia reformada e ampliada será entregue no fim de março. Foto: Felipe Freire/Secom

Entre as medidas adotadas pelo governo do Acre para proteção às mulheres, está a recém-criada Secretaria da Mulher. A titular da pasta, Márdhia El-Shawwa, falou das ações que vêm sendo desenvolvidas, entre elas a capacitação da equipe e a reativação do Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres (CGPEPM), que integra o trabalho entre todas as secretarias.

“Já nos reunimos com representantes das prefeituras dos 22 munícipios para fortalecer nossa atuação no interior. Unificamos parcerias para inibir a violência contra a mulher no estado”, disse Márdhia. O comitê tem o objetivo de promover políticas públicas para as mulheres do Acre e conta com a colaboração de diversas pastas. A união das entidades governamentais visa gerar melhor articulação e iniciativas que atendam a população feminina do Acre.

A delegacia vai funcionar 24h, todos os dias da semana. “Vamos ter delegadas, agentes de polícia, escrivãs, psicólogas, para receber, ouvir e tomar as providências judiciais”, informou Henrique Maciel.


A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Acre, Socorro Rodrigues (à direita), também esteve presente. Foto: Felipe Freire/Secom

A vice-governadora relembrou que, entre suas contribuições no combate à violência contra mulher, está o envio de uma emenda de R$ 7 milhões, quando senadora, para construção e equipagem de três Casas da Mulher Brasileira no Acre, uma em Rio Branco, outras em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.


Delegada coordenadora da Deam, Elenice Frez, explica que objetivo é acolher e tomar providências para que não haja impunidade na violência doméstica e sexual. Foto: Felipe Freire/Secom

Elenice Frez enfatizou que, após a reforma, a meta é mudar a realidade. “Todas que precisarem devem procurar a Deam. Teremos uma delegacia acolhedora, que oferece privacidade e apoio psicológico à vítima. Serão bem recebidas e o caso levado à justiça, para que não haja impunidade na violência doméstica e sexual”, destacou.


Após a reforma, a delegacia oferecerá espaço acolhedor. Foto: Felipe Freire/Secom

Também estiveram presentes as delegadas Juliana De Angelis e Carla Fabíola Costa, os delegados Alex Cavalcante e Alberto Dalacosta, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Acre, Socorro Rodrigues, e diretoras da Secretaria da Mulher.

Fonte: Notícias do Acre