Intenção de advogados seria tentar provar possível 'distorção narrativa' em depoimento

Os advogados que representam o brasileiro Daniel Alves no caso em que o jogador é acusado de estupro por uma mulher em uma boate na Espanha vão pedir um exame psicológico da vítima. A intenção da defesa do jogador seria tentar provar uma possível “distorção narrativa” da jovem que fez acusação.

As informações foram divulgadas pelo jornal El Periódico e apontam que Cristóbal Martell, principal advogado do brasileiro, realiza uma verdadeira “batalha jurídica” para que o teste psicológico seja feito na jovem.

“O juiz que investiga o caso ordenou ao Instituto Médico Legal que fizesse um laudo pericial sobre as consequências que a vítima pode estar sofrendo. Até aí normal. É comum nesses casos que isso seja feito. O que aconteceu? O advogado Cristóbal Martell entrou com um pedido para que um perito intervenha nesse teste psicológico, ou seja, um profissional pago por Dani Alves. E para gravar aquele teste psicológico. Eventos completamente inusitados em um tribunal”, disse o jornalista Jesús Albala, de El Periódico, que acompanha o caso.

Segundo ele, a principal linha da defesa é questionar a “veracidade das declarações da vítima” e comprovar uma “narrativa distorcida” dos fatos. O objetivo dos advogados do brasileiro é convencer de que houve um alegado “consentimento” da vítima.

Mudança de versão

Na sexta-feira, véspera de Carnaval, Daniel Alves teria dito para sua mulher, a modelo Joana Sanz, que não se lembra de nada do que aconteceu na boate Sutton. O jogador alegou que estava embriagado na noite em que esteve na casa noturna, quando teria violentado uma jovem de 23 anos dentro do banheiro da área VIP.

De acordo com a rede de televisão Telecinco, o brasileiro telefonou duas vezes para Joana Sanz antes de ela tê-lo visitado no presídio. Em ambas ocasiões, ele teria afirmado não guardar qualquer recordação da noite de 30 de dezembro do ano passado porque estava bêbado. Daniel Alves mudou a versão dos fatos pela quinta vez desde que o caso começou.

Advogado de Daniel Alves, Cristóbal Martell visitou o jogador de 39 anos na prisão no último dia 17 para explicar os próximos passos do julgamento. Em sua saída, o responsável pela defesa do atleta foi parado pela imprensa local e garantiu que o brasileiro está tranquilo com a situação.

— Ele me disse que está em paz porque sabe a verdade — declarou o advogado ao sair da penitenciária de Brians 2.

A mãe e o irmão de Daniel Alves também estiveram presentes na visita junto do advogado. As imagens de duas câmeras de segurança, reveladas no mês passado, podem ser fundamentais para o futuro de Daniel Alves. Segundo o jornal El Periódico, a cena gravada captura a silhueta do jogador fora do banheiro.

Ainda de acordo com o portal, as imagens não são nítidas, mas mostram uma pessoa na porta do banheiro com um tênis branco e uma camiseta da mesma cor que o jogador estava vestindo, o que indicaria que Dani Alves não estava dentro do local quando a jovem se dirige para lá, mas sim perto da porta. A mulher, no entanto, sustenta que não ingressou no banheiro sozinha e que o jogador teria insistido para ela entrar no local.

Contudo, mesmo com as supostas imagens, a juíza do caso já afirmou que acredita haver "indícios suficientes" de que houve um estupro. Entre as provas que pesam contra o Daniel Alves, há o resultado de um teste de DNA que comprova sêmen do atleta na roupa da vítima, além de impressões digitais no banheiro do local.


Fonte: O GLOBO