Aos 34 anos, meio-campista alemão já jogou no Arsenal, Real Madrid e esteve no 7 a 1

O alemão Mesut Özil anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria do futebol. Aos 34 anos, o meio-campista, que já atuou pelo Schalke 04, Werder Bremen, Real Madrid, Arsenal, Fenerbahçe e atualmente estava no Istanbul Basaksehir, da Turquia, utilizou as redes sociais para comunicar sua decisão e agradeceu a todos os clube onde esteve em campo.

Multicampeão, Özil conquistou uma Copa da Alemanha pelo Werder Bremen, uma Copa do Rei e um Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, quatro Copas da Inglaterra pelo Arsenal e uma Copa do Mundo pela seleção da Alemanha. Individualmente, o meio-campista é o dono do recorde de maior número de jogos seguidos dando pelo menos uma assistência na história da Premier League, foram 6 em 2015–16.

O jogador fez parte do elenco da Alemanha que venceu o Brasil por 7 a 1, no Mineirão, em 2014, e, inclusive, deu uma assistência na partida, mas não fez gol. Özil encerra sua carreira com 697 jogos disputados, 114 gols e 222 assistências.

Özil jogou as Copas de 2010, 2014 e 2018 pela Alemanha, mas deixou a seleção após a eliminação na fase de grupos do Mundial da Rússia, acusando ter sido alvo de racismo por parte de torcedores, e criticando a postura da Federação de Futebol da Alemanha (DFB) sobre o assunto.

À época, Özil havia sido bastante criticado por aparecer em uma foto, às vésperas da Copa, ao lado do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que é constantemente acusado de violações aos direitos humanos. O jogador alemão, que tem ascendência turca, disse que não via problema em posar com Erdogan, classificando a foto como uma "demonstração de respeito à maior autoridade do país da minha família".

Leia na íntegra o comunicado traduzido de Mesut Özil

"Olá a todos, após consideração cuidadosa, estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol profissional.

Tive o privilégio de ser jogador de futebol profissional por quase 17 anos e me sinto incrivelmente grato pela oportunidade. Mas nas últimas semanas e meses, tendo também sofrido algumas lesões, fica cada vez mais claro que é hora de deixar os grandes palcos do futebol.

Foi uma jornada incrível repleta de momentos e emoções inesquecíveis. Quero agradecer aos meus clubes - Schalke 04, Werder Bremen, Real Madrid, Arsenal FC, Fenerbahce, Basaksehir e aos treinadores que me apoiaram, além dos companheiros de equipe que tornaram-se amigos.

Agradecimentos especiais devem ir para os membros da minha família e meus amigos mais próximos. Eles fizeram parte da minha jornada desde o primeiro dia e me deram muito amor e apoio, nos bons e maus momentos. Obrigado a todos os meus fãs que me mostraram tanto amor, não importa as circunstâncias e não importa qual clube eu estava representando.

Agora estou ansioso por tudo o que está à minha frente com minha linda esposa, Amine, e minhas duas lindas filhas, Eda e Ela - mas você pode ter certeza de que ouvirá falar de mim de vez em quando em minhas redes sociais. Até breve, Mesut"


Fonte: O GLOBO