Processo de seleção para universidades públicas para alunos que fizeram o Enem 2022 teve mudanças, alertam professores

Duas escolas privadas realizam, na noite desta quarta-feira, um aulão virtual e gratuito sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estará aberto a partir de amanhã. O evento, dos colégios Ao Cubo, do Rio de Janeiro, e Unificado, de Porto Alegre, está disponível no YouTube (clique aqui) e começa às 19h e ficará disponível.

O Sisu é o sistema de seleção dos alunos que realizaram o Enem em 2022 e tentam uma vaga na universidade pública. Segundo os responsáveis pelo aulão, o processo de seleção teve mudanças neste ano que precisam ser entendidas.

— Antes o aluno tinha quatro dias para se inscrever e agora o período se estendeu para nove. Isso significa que os candidatos precisam ter estratégias muito claras para garantirem a conquista de uma vaga e fazer bom uso de toda a dedicação ao Enem no ano de 2022 — explicou o coordenador de vestibular do colégio Unificado, Ávila Oliveira.

Durante o aulão, vão ocorrer simulações de casos reais para os estudantes poderem perceber qual é a melhor tomada de decisão durante a escolha da vaga a que desejam concorrer. Além disso, termos técnicos serão apresentados.

— A linguagem do processo de seleção será esmiuçada e apresentada aos alunos. Vamos falar sobre o significado de expressões como peso das provas, o que significa lista de espera, 1ª e 2ª opção, além de muitas outras — complementou Oliveira.


Fonte: O GLOBO