Campanha de vacinação antirrábica iniciou nessa quarta-feira (1º) e segue até o dia 8 de março em comunidades que ficam às margens dos rios Acre, Antimari e Riozinho do Rola e seus afluentes

Pelo menos 2 mil cães e gatos que moram na zona rural de Rio Branco devem ser vacinados contra a raiva durante a campanha de imunização antirrábica iniciada nessa quarta-feira (1º). Equipes da Vigilância em Saúde da prefeitura fazem busca ativa nas comunidades que ficam às margens dos rios Acre, Antimari e Riozinho do Rola e seus afluentes.

A ação segue até o dia 8 de março e envolve duas equipes da Vigilância. Nessa quarta, os servidores desceram o Rio Acre em direção ao Seringal Extrema, que fica no limite com a cidade de Porto Acre, no interior.

O cronograma prevê busca nas seguintes áreas:

01 a 09 de fevereiro - descendo o Rio Acre até o Seringal Extrema;
13 a 16 de fevereiro - subindo o Rio Acre até o Seringal Capatará, limite do município de Xapuri;
27 a 1º de março - Riozinho do Rola até o Assentamento Cajazeiras;
6 a 8 de março - Rio Antimari.

"Temos uma meta, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, para vacinar 80% dos cães no município de Rio Branco. Ano passado, nossa cobertura ficou em 72% porque não conseguimos fazer a vacinação ribeirinha e estamos começando", explicou o diretor de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Leandro Siqueira.

O diretor acrescentou que essa busca ativa nas comunidades é feita uma vez por ano. Após a zona rural, as equipes vão começar a imunização na parte urbana da capital acreana.

Fonte: G1/AC