Elzinha Mendonça, João Marcus Luz e James do Lacen assumem vagas deixadas por Adailton Cruz, Emerson Jarude e Michelle Melo (PDT), respectivamente, que foram para Aleac. Solenidade nesta quinta-feira (2) marca retorno dos trabalhos da Câmara

Com a saída de três vereadores para o cargo de deputado estado, a Câmara Municipal de Rio Branco empossou nesta quinta-feira (2) os novos parlamentares que assumem as vagas. Além deles, os integrantes da mesa diretora eleitos no dia 1 de dezembro do ano passado também foram empossados para o biênio 2023/2024.

A solenidade ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e contou com a presença do prefeito Tião Bocalom que fez a leitura governamental.

Michelle Melo (PDT), Emerson Jarude (MDB), Adailton Cruz (PSB) foram eleitos em outubro de 2022 para o cargo de deputado estadual e foram empossados nessa quarta-feira (1) na Assembleia Legislativa do Acre.


Solenidade de posse nesta quinta-feira (2) marca retorno dos trabalhos da Câmara de Vereadores — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Com a saída deles do parlamento mirim, quem assumiu foram os suplentes:

Elzinha Mendonça (PSB), que ocupa a cadeira de Adailton;
James do Lacen (PDT), que ocupa a vaga de Michelle;
João Marcos Luz (MDB), que fica na cadeira de Emerson.

Elzinha e João Marcos Luz já atuaram como vereadores no pleito de 2016 a 2020. Já o novato James do Lacen vai estrear como vereador.

Após ser empossado, o vereador James falou sobre a expectativa para os próximos anos de trabalho. "Vão ser dois anos que vamos transformar em quatro para tirar o atrasado. A expectativa é excelente, visto que temos um trabalho já feito e vamos dar sequência, agora com mandato. Minha relação sempre foi boa com os demais colegas, mesmo com de uma forma indireta e agora vai ser mais direto.

O PDT faz parte da base do prefeito e vamos manter a linha para ajudar, respeitando também os anseios do povo. Sempre falo que meu DNA, meu nicho, minha espinha dorsal é a área da saúde, o SUS, então vou trabalhar em cima disso, tentar encolher a distância do serviço e do cliente."


James Lacen, Elzinha Mendonça e João Marcos Luz tomaram posse nesta quinta-feira (2) em Rio Branco — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

O vereador João Marcos Luz (MDB) disse que seu foco vai ser atuar na questão da mobilidade urbana, trânsito, transporte público e plano diretor. Ele citou ainda que deve ajudar a prefeitura na articulação com o governo do estado para resolver o problema das ruas judicializadas do programa Ruas do Povo.

"Vamos trabalhar muito a questão da mobilidade urbana, estou saindo da diretoria de trânsito da RBTrans, então vamos trabalhar muito essa questão. Rio Branco é uma cidade que não foi planejada, foi desbravada, então tem muitos problemas na infraestrutura.

Inclusive, tem o ruas do povo, que não faz parte da prefeitura, mas vamos trabalhar junto com o governo do estado para resolver, são 600 duas que estão deterioradas, prejudicando a população de Rio Branco", afirmou.

Já a vereadora Elzinha falou que pretende seguir defendendo a educação, a saúde e, especialmente, a voz das mulheres.

"Vou defender os interesses da população de Rio Branco, na verdade o papel do vereador é fiscalização o Executivo Municipal e buscar criar projetos de lei que venham contribuir com a população de nossa cidade. Essa é a proposta. Lamento muito esse déficit de mulheres no parlamento, nos espaços de poder. Se formos avaliar, na Câmara Federal são 513 deputados e somente 90 mulheres, ou seja, 18%.

Aqui não é diferente, no parlamento estadual temos somente 3 mulheres e no mirim duas mulheres. A gente lamenta muito isso e temos que continuar lutando pela nossa voz feminina nos espaços de poder. Estou entrando com uma proposta de fazer um trabalho que vise estar junto, lutando pela melhoria da cidade de Rio Branco, quero somar com a gestão sim, desde que ela tenha um olhar diferenciado para as necessidades de nosso município. Sempre defendi educação, saúde e acima de tudo, a voz das mulheres no parlamento."

Nova mesa diretora

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco elegeram no dia 1º de dezembro a nova mesa diretora para o biênio 2023/2024. O vereador Raimundo Neném (PSB) foi eleito como novo presidente.

A chapa de Raimundo Neném ganhou com 10 votos a favor e 7 contra.

Veja a composição da nova mesa diretora

Presidente: Raimundo Neném – PSB
Vice-presidente: Lene Petecão – PSD
1º secretário: Fábio Araújo – PDT
2º secretário: Hildegard Pascoal - União Brasil
Suplente: Arnaldo Barros - Podemos

Fonte: G1/AC