Ministério da Defesa e MPF mobilizam retirada garimpeiros da terra Yanomami

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que está trabalhando na elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) para retirar funcionários que trabalham na atividade de garimpo na terra Yanomami, em Roraima. Em entrevista à rádio CBN, o ministro fala em prender os "bandidos" e ressalta a necessidade dar suporte às pessoas “inocentes nos garimpos”.

— Além da questão dos bandidos, você tem os funcionários que trabalham no garimpo, que são pessoas pobres, que dependem daquilo para comer. Estão lá absolutamente desabrigadas. É preciso muita sensatez e equilíbrio — diz.

Nesta sexta-feira, a Polícia Federal deu início às ações de combate ao garimpo em terras Yanomami, dentro da chamada “Operação Libertação”. À princípio, a PF vai atuar na destruição de maquinários para interromper as atividades ilegais.

O ministro da Defesa também defendeu ação conjunta entre União, estado e municípios para “repensar” o garimpo e sugeriu a necessidade de buscar formas de regularização da atividade em territórios não pertencentes às comunidades indígenas. Múcio diz que aproximadamente 70 mil pessoas estão direta ou indiretamente envolvidas na garimpagem de minerais em todo o estado de Roraima.

— (É necessário) repensar o garimpo ou trazer para uma área que não seja a área dos Yanomamis. Tem milhares de pessoas desempregadas, passando necessidade. Se o estado não fizer uma parceria para a legalização de algumas áreas, para que sejam exploradas, sem ser territórios indígenas... Isso vai ter que ser uma vigília permanente — diz.

A força-tarefa de combate ao garimpo em terra Yanomami é liderada pela Polícia Federal, em parceria com Ministério da Defesa, Ibama e Funai e outros órgãos de controle.


Fonte: O GLOBO