Suspeitos terão que utilizar tornozeleira eletrônica e não podem usar redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, em decisões de segunda-feira e desta terça-feira, a soltura de 137 pessoas que foram presas pela suspeita de participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Elas voltarão para suas cidades de origem, mas terão que cumprir uma série de medidas cautelares, entre eles o uso de tornozeleira eletrônica.

Os alvos das decisões foram detidos no Quartel-General do Exército, em Brasília, e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por incitação ao crime e associação criminosa. Entretanto, Moraes considerou que as investigações não apontaram eles como financiadores ou executores principais, e que por isso podem responder em liberdade.

Do total de pessoas presas pelos atos, 803 seguem presas e 603 foram liberadas para responder em liberdade, com medidas cautelares.

Os beneficiados pelas decisões mais recentes de Moraes não poderão deixar sua comarca e terão que ficar em casa de noite e nos fins de semana. Eles estão proibidos de deixar o país e terão que se apresentar semanalmente à Justiça.

Os suspeitos também não poderão comunicar com outros investigados e nem utilizar redes sociais. Além disso, eventuais portes de armas de fogo foram suspensos.

As decisões de Moraes estão sob sigilo, e os nomes dos beneficiados não foram divulgados.


Fonte: O GLOBO