Segundo a meteorologia, fenômeno se aproxima do país

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) de Moçambique anunciou a reativação de 15 centros de acomodação para vítimas de tempestades, devido à aproximação de uma tempestade tropical.

"Estamos hoje no campo para verificar as condições que a província oferece nos locais já identificados", disse Luísa Meque, presidente do instituto, na cidade da Beira, confirmando que há espaços prontos a receber quem necessite de abrigo.

Haverá água, serviços de saúde, primeiros-socorros, energia e outros bens e serviços essenciais, acrescentou.

Luísa Meque fez um apelo à população "para se retirar das zonas de risco", especialmente regiões ribeirinhas ou expostas a ventos fortes.

O centro meteorológico da ilha francesa de Reunião prevê que uma forte tempestade tropical deverá atingir o centro de Moçambique na sexta-feira (24).

O ciclone intenso Freddy está ativo no Oceano Índico e deve atingir Madagascar nesta terça-feira (21), perdendo força, prosseguindo depois para o canal de Moçambique.

Está previsto que chegue à costa do país, na categoria de tempestade tropical, sexta-feira de manhã.

Os serviços alertam a população para seguir os avisos dos próximos dias com atenção, porque a força da tempestade e a área que será afetada ainda são incertas. São previstos, no entanto, chuva intensa, vento forte e muita agitação marítima.


Fonte: Agência Brasil