Status do perfil no portal do governo deve ser ouro ou prata. Prazo para prestar contas com a Receita começa em 15 de março e vai até 31 de maio

O prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física em 2023 começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Uma das opções para o contribuinte é usar a declaração pré-preenchida, que facilita o processo, ao inserir automaticamente no documento informações como renda, deduções e dívidas incluídas em anos anteriores.

Esse tipo de declaração evita erros e traz mais comunidade para o contribuinte. Ela só está disponível, porém, para quem tem conta no portal Gov.br, com perfil ouro ou prata. Veja abaixo como criar a conta e como elevar seu status para os critérios exigidos pela Receita.

Veja como criar conta no Gov.br

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br". Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado.

Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio.

O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso. Após isso, clique em "criar senha" e pronto. A conta no Gov.br pode ser utilizada para diversos serviços do governo federal.

Com o cadastro pronto, agora é a vez de acessar a conta.

Acesse o portal do Gov.br;

Clique em "acessar a sua conta Gov.br";

Informe o seu CPF e clique em "próxima";

Insira a senha cadastrada e clique em "entrar". Agora, é só utilizar a sua conta no gov.br.

Como saber se sou prata ou ouro no Gov.br?

Ao entrar na conta, o cliente vai saber qual é o nível de segurança e confiabilidade de sua conta.

Por padrão, as contas Gov.br se iniciam no nível bronze quando criadas com CPF e senha. Mas é possível aumentar o nível da conta para prata e ouro. Os níveis refletem a forma como a conta é criada ou validada.

Esses níveis se diferenciam quanto alguns aos aspectos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Quanto maior a validação dos dados do usuário, em bases como as da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Como alterar para nível prata ou ouro?

Ao acessar o aplicativo Gov.br, clique na aba "Dados". A seção concentra seus dados pessoais e identifica o atual nível da sua conta.

No fim da seção "Dados", clique em "Aumentar nível da conta".

Ao solicitar o aumento do nível da conta, é exibida uma página com os requisitos e vantagens dos diferentes níveis.

Conta Prata: para a sua conta Gov.br se tornar nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo. Após o envio, o sistema do governo identificará a sua foto na base da CNH ou quando você faz login via internet banking com um banco credenciado. Se você for servidor público federal, seus dados também serão validados com usuário e senha do SIGEPE.

Conta Ouro: Para a sua conta Gov.br se tornar nível ouro, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral. Também é necessário fazer a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.


Fonte: O GLOBO