Número de mortes baixou de 4.273 casos diários para 102

O Centro de Controle de Doenças da China informou que o número de mortes por covid-19 nos hospitais do país diminuiu 97,6% diante do pico registrado em 4 de janeiro.

O número de mortes em hospitais em consequência da doença caiu de 4.273 casos diários para 102 notificados na segunda-feira (6), acrescentou o centro em relatório divulgado nessa quarta-feira à noite.

O número de internações por covid-19 atingiu 1,6 milhão em 5 de janeiro, começando depois a cair até 60 mil, o que representa recuo de 96,3%.

O número de internados com sintomas graves de covid-19 atingiu o pico em 5 de janeiro, com 128 mil, caindo para 2 mil na última segunda-feira.

Especialistas chineses e internacionais alertaram que o período de férias do Ano Novo Lunar, entre os dias 21 e 27 de janeiro, poderia resultar em nova onda de infecções e pressão hospitalar nas zonas rurais, com recursos de saúde escassos, devido ao elevado número de deslocamentos.

A empresa britânica de análise de dados na área da saúde Airfinity previu que o país poderia ter cerca de 36 mil mortes por dia naquela semana de férias.

O Centro de Controle de Doenças chinês indicou recentemente que notificou 3.278 mortes por covid-19 em hospitais entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro.

Depois de quase três anos de rigorosas medidas contra a pandemia, como confinamentos e fechamento de fronteiras, a China começou a abandonar a política "zero covid", no início de dezembro. Em 8 de janeiro, baixou a gestão da doença da categoria A - o nível de perigo mais elevado - para B, marcando efetivamente o fim da estratégia.

Desde 11 de março de 2020 que a covid-19 é uma pandemia e desde 30 de janeiro de 2020, uma emergência de saúde pública internacional.


Fonte: Agência Brasil