Alvo do inquérito sobre os atos antidemocráticos no STF, influenciador extremista mostra suposta autorização para trabalhar nos EUA, no entanto, ele está com passaporte cancelado

O influenciador bolsonarista de extrema direita Allan dos Santos mostrou em uma publicação no Instagram um documento que suspostamente funciona como uma autorização de trabalho nos Estados Unidos. 

Allan dos Santos é considerado foragido da Justiça brasileiro, pois tem um mandado de prisão preventiva decretado em outubro de 2021. Além da foto, o influenciador debochou do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Apesar da afirmação na postagem, em novembro de 2022, Allan dos Santos teve seu passaporte cancelado. A medida, na prática, impede que ele saia legalmente dos Estados Unidos, país em que vive atualmente. 

Na época, a informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores, que disse ter recebido ofício do STF determinando que o documento fosse cancelado. Sem estar com a situação regular no país, o blogueiro não poderia ter uma autorização de trabalho.

Há mais de um um ano o bolsonarista cria subterfúgios contra a decisão de Moraes para que as plataformas suspendessem seus perfis. Ele é investigado no inquérito que apura a disseminação de fake news e por estimular atos antidemocráticos.

No perfil atual, Allan dos Santos chega a afirmar em outra postagem que essa é sua 31ª conta na rede. A primeira publicação é do dia 31 de janeiro, e atualmente o perfil já tem mais de 150 mil seguidores.

Evento com Bolsonaro

No início de fevereiro, o blogueiro participou de um evento na Flórida com a presença de Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro de 2022, ainda sem data certa para retorno ao Brasil. 

Dos Santos estava na plateia e chegou a ser citado pelo ex-presidente. Bolsonaro falava que o resultado da eleição do Senado colocaria em jogo a "liberdade de expressão". "Vários brasileiros que querem voltar para o Brasil, mas estão temerosos com a sua liberdade lá em nosso país", acrescentou o ex-mandatário.

O evento foi organizado pela Yes Brazil USA. Nas redes sociais, a entidade compartilhou imagens dos bastidores do evento. Allan dos Santos aparece em alguns dos vídeos postados. O blogueiro é visto comendo com os organizadores e marcado em fotos que os participantes postaram no Instagram.


Fonte: O GLOBO