Mauricio Marcon fez live com ataques a eleitores de Lula no Nordeste

Porto Velho, RO -
O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) fez uma série de ataques à Bahia e a eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado em uma live transmitida em suas redes sociais. O parlamentar disse que o estado nordestino é sujo e o comparou ao Haiti. As falas foram classificadas como preconceituosas e ofensivas nas redes sociais.

"A gente teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é", diz o deputado.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele se define como conservador e "antipetista". Os ataques à Bahia foram feitos em um contexto em que ele associava a pobreza no Nordeste a políticos de esquerda.

"Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente. O interesse desses políticos é que continue ruim", afima Marcon.

As falas do deputado foram criticadas nas redes sociais. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, classificou as declarações como preconceituosas e ofensivas.

"Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, ie, a sua gigantesca e decisiva", postou Barbosa.

Deputado estadual do Rio Grande do Sul, o ex-policial civil Leonel Radde (PT), disse que prestou queixa na polícia contra os ataques feitos pelo parlamentar.

"Registramos Boletim de Ocorrência contra o Deputado Federal pelo RS Maurício Marcon que proferiu diversas ofensas aos nordestinos, com falas racistas e repletas de preconceitos. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!", publicou.


Fonte: O GLOBO