Ministros, parlamentares e gestores marcaram presença nas folias do RJ, SP e BA; Lula e Tarcísio de Freitas mudaram os planos e foram para o litoral paulista após a tragédia das chuvas

"Todo carnaval tem seu fim, e é o fim", diz a canção. Chegou a quarta-feira de cinzas, a folia acabou e agora ficam somente as histórias. Em 2023, muitos políticos saem dos quatros dias do feriado cheio delas. Sem a presença de Lula na Sapucaí, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, brilhou na passarela do samba no Rio. Em Salvador, Anitta levou os holofotes para o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), ao se referir a ele como "delícia".

A disputa sobre a melhor folia do país levou o prefeito do Rio e São Paulo, Eduardo Paes (PDT) e Ricardo Nunes (MDB), a debaterem e trocarem ironias nas redes sociais. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chegou a ir a um trio elétrico em Salvador, mas aproveitou os dias de folga numa viagem para Las Vegas, na companhia de Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União). 

O casal petista Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias curtia o carnaval carioca nas ruas e na Sapucaí, e também expôs seu amor na web.

Veja alguns dos destaques deste carnaval envolvendo políticos:

Margareth na Sapucaí

Com a ausência de Lula e Janja na Marquês de Sapucaí, no Rio, a ministra da Cultura foi o grande destaque político dentre os nomes que passaram pela passarela do samba. A cantora foi homenageada pela Mangueira e desfilou no último carro da escola, sendo ovacionada pela arquibancada durante sua passagem pela Avenida.

Ela também foi disputada pelas lideranças políticas que estavam na Sapucaí, com sua presença cortejada nos camarotes do governador Cláudio Castro, do prefeito Eduardo Paes e do deputado federal e vice-presidente do PT, Washington Quaquá. A cantora esteve presente nos três espaços, mas fez questão de refutar o título de representante oficial do Governo Federal na folia carioca:

— Estou no meu carnaval — falou.

Casal Gleisi e Lindbergh

O casal de deputados federais petistas Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias protagonizou o beijão mais comentado da Marquês da Sapucaí. A presidente do PT, que desfilava pela Portela, parou para cumprimentar o namorado, que assistia o carnaval na frisa do camarote de Quaquá. O encontro foi celebrado com um beijo que causou alvoroço nas arquibancadas.

Além da Avenida, os dois trataram de aproveitar o carnaval de rua nos blocos, segundo registros postados nas redes pelo próprio deputado. De acordo com o Extra, o casal saiu para caminhar na orla e bebeu chope em botecos conhecidos.

Anitta e elogio a prefeito

A cantora Anitta, que cumpriu uma maratona de eventos e shows durante o carnaval, colocou em evidência o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) durante seu show na capital baiana. É que a cantora elogiou o prefeito e se referiu a ele como "delícia". 

Reis postou a brincadeira e marcou a mulher, Rebeca Cardoso: "Rebeca, corre aqui!". A primeira-dama também embarcou na história com bom humor e respondeu: "Tô chegando, hein".

A cantora Ivete Sangalo também entrou na zoeira e comentou sobre o episódio no trio, ao avistar o político: "É Bruno Reis que está ali? Rapaz...eu vi tudo pela televisão. Cabra, pulaste uma fogueira, macho. Abre seu olho, rapaz", brincou. O momento foi compartilhado no perfil de Reis, que respondeu: "Olha pra Veveta querendo me complicar! Deixa baixo isso, mainha".

Prefeito de Salvador desde 2020, Bruno é do mesmo partido de ACM Neto, e foi vice na gestão de seu padrinho político, de 2016 a 2020.

Lula interrompe folga

O presidente Lula e a primeira-dama Janja recusaram todos os convites e optaram por descansar no feriado, embarcando na sexta-feira para a Bahia, na base naval de Aratu.

Os planos, no entanto, mudaram ainda no fim de semana, devido a tragédia das chuvas que atingiu o litoral norte de São Paulo, e já deixou pelo menos 46 mortos. O petista desembarcou na Base Aérea de São José dos Campos na segunda-feira, e sobrevoou a área atingida pelas chuvas. O presidente voltou nesta quarta-feira para Brasília, e tem compromissos agendados para tarde.

Janja no trio

Mesmo acompanhando o presidente para o descanso em Aratu, Janja decidiu ir para Salvador no domingo para participar do trio Expresso 2222, da família de Gilberto Gil. Ela marcou presença no camarote, e posou ao lado do ex-ministro da Cultura e da esposa, Flora Gil. A mulher do senador Jaques Wagner (PT), Fátima Mendonça, também acompanhou a mulher de Lula no evento.

A ida de Janja para o trio em Salvador repercutiu entre bolsonaristas, que usaram a viagem para criticar a primeira-dama.

Antes de cair na folia, a primeira-dama promoveu uma campanha contra o assédio às mulheres durante o carnaval.

Arthur Lira em Vegas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), optou por curtir a festa de Momo em Las Vegas, nos Estados Unidos, acompanhado de outro cacique do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), e do amigo Antônio Rueda, vice-presidente do União Brasil.

Antes de embarcar para os Estados Unidos, o político fez uma escala em Salvador, na Bahia, e esteve no circuito Barra-Ondina. No camarote, fez fotos para redes sociais ao lado do deputado estadual Marcinho Oliveira, que postou o material, e de outros políticos do União, entre eles o deputado federal Elmar Nascimento, e os deputados estaduais Júnior Nascimento, Marcelinho Veiga, Luciano Simões e Manuel Rocha.

O presidente da Câmara ainda dividiu o camarote com Cláudio Castro, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e os deputados federais baianos Diego Coronel (PSD-BA) e Mário Negromonte Júnior (PP-BA).

Castro e Tarcísio no sambódromo

Os governadores do Rio, Cláudio Castro, e de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foram destaque nos desfiles das escolas de samba em seus respectivos estados.

Ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Tarcísio foi vaiado ao chegar no Anhembi para a primeira noite de desfiles do Grupo Especial, na sexta-feira. Ao notar a presença dos políticos na avenida, o público fez o "L", em referência ao presidente Lula. 

O prefeito e o governador também foram recepcionados com gritos de "Olê, olê, olê, olá, Lula". Tarcísio, que é carioca, compareceu ao sambódromo paulista pela primeira vez e disse que São Paulo já tem o melhor e maior carnaval do país.

Por outro lado, Castro foi assediado pelo público que compareceu à Marquês de Sapucaí, com pedidos de fotos e apertos de mão.

Disputa Rio e SP

Eduardo Paes e Ricardo Nunes protagonizaram uma discussão bem humorada sobre a cidade dona do "melhor carnaval" do país. A troca de ironias agitou a internet e levou os dois políticos para os assuntos mais comentados do Twitter.

A provocação começou com o prefeito paulistano, ao afirmar durante os desfiles falou que o carnaval de São Paulo era o melhor do país, ultrapassando o do Rio e o de Salvador. Paes não deixou barato e afirmou que "todo mundo quer ser o Rio quando crescer".

No site da prefeitura paulista, Nunes comentou novamente o tema: "Temos um movimento financeiro de R$ 2 bilhões, geração de muitos empregos, 15 milhões de foliões e ainda alegria, felicidade. Não tenho dúvidas de que teremos o maior Carnaval do Brasil, o melhor Carnaval do Brasil, aqui no Sambódromo e nas ruas".

Paes, mais uma vez, rebateu:

— Espetáculo — comentou ele, ao GLOBO, referindo-se aos números divulgados pelo colega paulista.

Figuras dos blocos

Conhecido folião no Rio de Janeiro, o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) voltou para a sua cidade, acompanhado de inúmeros políticos do seu partido. As vereadoras do Rio Luciana Boiteux e Monica Benício aparecem em blocos em postagens do parlamentar, assim como a deputada estadual Renata Souza.

Opositor histórico do prefeito Eduardo Paes, Motta também aproveitou sua volta a cidade para fazer críticas sobre a gestão da cidade no carnaval. Ao criticar a acessibilidade de cadeirantes nas estações de metrô durante o feriado, o deputado psolista disse ter procurado o governador Claudio Castro para que ele cobrasse providências da concessionária do transporte.


Fonte: O GLOBO