Competidores de 96 países enviaram imagens em que capturaram momentos da vida marinha

Fotos inusitadas de criaturas do mar compõem a lista dos vencedores do concurso anual Ocean Art, que anunciou os cliques ganhadores de 2022 em janeiro passado. Foram enviadas à entidade milhares de registros feitos por competidores de 96 países. O prêmio principal foi para Kat Zhou com a foto "Mãe polvo", que mostra o molusco nos últimos momentos de vida.

A foto foi feita em Palm Beach, na Florida, EUA. Após colocarem uma ninhada de ovos, os polvos fêmeas cuidam deles com todo o cuidado. Quando esse processo vai chegando ao fim, os moluscos param de comer e começam a se automutilar e morre, muitas vezes antes de os ovos eclodirem. No registro de Kat Zhou, é possível ver pequenos polvos dentro dos ovos.

"A dama de vermelho", de Matthew Sullivan, ficou em segundo lugar. Também tirada na Flórida, a foto mostra um peixe-sapo estriado. O fotógrafo contou que nunca tinha visto um deles na cor vermelha: "Eu encontrei uma fêmea enorme e espetacular descansando contra uma doca no escuro".

Em terceiro lugar ficou a "Lula bobtail do Sul". Nicholas Remy fez a foto na Tasmânia, Austrália. A imagem foi registrada durante um mergulho, a dois metros de profundidade.

O quarto lugar ficou com "Alguma coisa na minha boca", feita no Estreito de Lembeh, na Indonésia. Novrizal Herdananto fez o registro durante um festival em que um dos eventos é uma sessão de fotografia no mar. A foto mostra um peixe com outro peixinho na boca.

"O olho", também de Kat Zhou, ficou com a menção honrosa. Feito em Bimini, nas Bahamas, o registro mostra um close do olho de um bebê tubarão, chamado de "Implacável", e foi feito à noite. Além da premiação principal, o concurso tem ainda outras categorias.


Fonte: O GLOBO