As operações bancárias para os clientes do Banco da Amazônia (Basa) no Acre ficaram mais acessíveis a partir desta terça-feira, 14. Isso porque hoje pela manhã foi reinaugurada a agência da instituição bancária na Avenida Ceará, em Rio Branco.

Durante a solenidade, ela falou da importância do banco para o estado. “Um banco que possui uma política pautada na consciência ecológica, que auxilia o produtor rural, os empreendedores, um parceiro do Estado. O governador Gladson Cameli tem esse propósito de desenvolver o Acre por meio do agronegócio e esse é o caminho para gerar emprego e renda ao nosso povo acreano”, destacou.


Governadora em exercício destaca parceria do Basa com o governo do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

O presidente do Basa, Valdecir Tose, falou dos avanços do banco no acesso às linhas de crédito. “A gente preza o desenvolvimento com sustentabilidade, com o objetivo de melhorar a vida dos nossos clientes. Hoje fazemos concessão de crédito pelo telefone. A equipe do banco vai até a propriedade, tira fotos do celular, faz todos os trâmites virtuais. Em 72 horas o crédito é aprovado. Queremos ampliar para agricultura familiar e energia solar”, explicou.


Presidente do Basa, Valdecir Tose, fala dos investimentos do banco na Amazônia. Foto: Felipe Freire/Secom

Tose destacou que as agências são focadas em prospectar novos negócios. “Governadora, queremos que o Estado e a prefeitura sejam parceiros para o empreendedorismo, o desenvolvimento da região, para crescermos juntos. Antes de tudo, pensamos em pessoas”, disse.

Participaram da solenidade o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o presidente da Federação de Agricultura do Acre (Faeac), Assuero Veronez; o superintendente do Basa, José Luiz Cordeiro; os secretários de Estado de Produção e Agronegócio (Seprod), Luiz Tchê, e da Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo (Seicetur), Assurbanípal Barbary; empresários; representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater); do Sebrae, clientes e funcionários do banco.


O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, secretários de estado, empresários, funcionários e clientes prestigiaram a reinauguração da nova agência. Foto: Felipe Freire/Secom

Protocolo de intenções assinado pelo Basa com governo do Acre garante recursos para financiamento

Nesta segunda-feira, 13, a governadora em exercício, Mailza, e o presidente do Basa, Valdecir Tose, assinaram protocolo de intenções entre o governo e a instituição financeira. A iniciativa marca o compromisso entre o Acre e o Banco da Amazônia em prol dos recursos provenientes do Fundo de Financiamento do Norte (FNO).

Em 2023, o banco vai disponibilizar ao setor produtivo acreano mais de R$ 600 milhões. Esse valor será aplicado em programas de financiamento do Banco da Amazônia.


O Basa é pioneiro em linhas de crédito para fortalecer a agricultura familiar e o empreendedorismo na Amazônia. Foto: Felipe Freire/Secom

O que disseram

“Essa nova agência da superintendência vem trazer melhor estrutura para atender nossa população. A contribuição do Basa para a Amazônia é visível. 82% do crédito do banco para o estado é para micro e pequenos negócios. Somos uma instituição bancária que preza pela sustentabilidade social e ambiental. Tivemos patrocínios em projetos sociais aqui no estado”
José Luiz Cordeiro – superintendente do Acre

“Nós precisamos demais do Basa. Não tem como fazer uma agricultura fortalecida sem um banco para financiar. O banco vem com essa facilidade ao crédito rural, principalmente aos pequenos agricultores. Parabéns pelo investimento na nova agência. Vai acolher melhor a todos”
Assuero Veronez – presidente da Federação de Agricultura no Estado do Acre

“A gente agradece ao Basa por acreditar na nossa terra, no potencial que temos de fazer gerar riqueza. E isso gera emprego, que é o que nosso estado precisa”
Tião Bocalom – prefeito de Rio Branco

“Ontem nos reunimos com a cadeia produtiva de mel, hoje do açaí, do milho. E uma novidade: nos reunimos com a cadeia produtiva do trigo. Esse ano ainda, se der tudo certo, vamos fornecer semente de trigo aos produtores. Vamos colher trigo no Acre, se Deus quiser, e contamos com o Basa nessa missão”.

Fonte: Notícias do Acre