Expectativa da coordenação é encerrar coleta de dados até 28 de fevereiro. Índice de recusa de participação é de 1,04%

A 15 dias do encerramento da coleta de dados, o Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançou 94,9% da população estimada do Acre até esta segunda-feira (13), conforme levantamento divulgado a pedido do g1 pela coordenação no estado.

A expectativa é concluir o trabalho de coleta de dados até o próximo dia 28 de fevereiro. No entanto, segundo a coordenação regional, até o mês de março devem ser executados serviços de supervisões e verificações dos dados. A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023.

Até esta segunda-feira (13), 787.473 moradores foram recenseados no Acre, sendo que a expectativa populacional para o estado é de 829.780 pessoas, segundo prévia de dezembro divulgada pelo IBGE.

A taxa de recusa no estado está em 1,04% e o balanço indicou ainda que a taxa de domicílios com moradores ausentes chegou a 2,75%. A coordenadora do Censo no Acre, Andressa Nascimento, informou que 1,07% dos domicílios que pediram para responder pela internet, mas não responderam à pesquisa.

“Estamos com o número 137 aberto para que pessoas ainda não recenseadas entrem em contato conosco. A ligação é gratuita e o IBGE atende todos os dias de 6h até 19h30 no horário do Acre. Estamos com 787.473 recenseados no Acre, mas conforme avança o dia, o número vai mudando”, informou a coordenadora.

A coleta de dados iniciou em agosto do ano passado com previsão inicial de conclusão em outubro. No entanto, o prazo foi adiado, pelo menos, três vezes. É com base nas informações fornecidas pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o tamanho da população que é feita a divisão do Fundo de Participação dos Municípios.

Disque-Censo

O morador do Acre que ainda não recebeu nenhum recenseador em casa pode agendar a visita pelo número 137. O IBGE lançou o serviço do Disque-Censo, para possibilitar o agendamento do atendimento a quem ainda não participou do levantamento de dados no estado acreano.

No momento da ligação, a atendente vai pedir a confirmação de que o morador ainda não participou da entrevista. Os atendentes verificarão as informações pessoais, como: telefone, e-mail, endereço, nome do informante e ponto de referência. O sigilo de todas as informações prestadas é garantido por lei.

Caso haja a confirmação de que nenhum recenseador tenha visitado o domicílio em questão, uma visita presencial é agendada, pois o IBGE precisa georreferenciar e associar o endereço em seu banco de dados.

Fonte: G1/AC