No primeiro discurso como presidente da maior empresa brasileira, Prates defende a aceleração da “diversificação rentável e a transição energética justa” e que a companhia “invista mais e melhor no seu parque de refino”

Porto Velho, RO - O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, quer que a Petrobras cresça e tenha papel de “locomotiva do desenvolvimento do Brasil”.

No primeiro discurso como presidente da maior empresa brasileira, Prates defende a aceleração da “diversificação rentável e a transição energética justa” e que a companhia “invista mais e melhor no seu parque de refino”.

Em um discurso de quase seis minutos gravado em vídeo, e que será distribuído pela companhia nesta sexta-feira, o novo presidente indicou que a transformação em direção às energias renováveis terá papel importante na nova gestão, mas pontuou que a companhia seguirá investindo na exploração de petróleo.

“Queremos que a Petrobras cresça e que o país cresça com ela. Porque todos nós sabemos que essa companhia tem um efeito multiplicador na economia brasileira”, disse.

“A indústria de petróleo é intensiva em capital e na geração de empregos. Devendo ser uma locomotiva do desenvolvimento do Brasil. Queremos uma Petrobras que se orgulhe de ser grande e de impulsionar todas as regiões e negócios onde atua”, completou.

Em combustíveis fósseis, Prates vê espaço para ampliar a produção e o refino.

“Queremos que a companhia continue se superando na produção de petróleo e gás. Buscando novas fronteiras sempre de forma responsável e cada vez mais sustentável”.

Nessa estratégia, o novo presidente confirmou a intenção de investimentos em refino.

“(Que a Petrobras) Invista mais e melhor no seu parque de refino usando sua capacidade produtiva e tecnológica para trazer produtos de qualidade e acessíveis para a população”, disse.

No discurso, Prates cita vários projetos e áreas de exploração em energia em todas as regiões do Brasil e diz que “é hora de buscar oportunidades e desenvolvê-las porque sabemos que quando a Petrobras cresce, todo mundo cresce junto”.

Sobre as energias renováveis, Prates defende de que a empresa avance para novas frentes.

“Mitigar a mudança do clima é uma demanda global necessária e urgente”, diz, ao citar que o porte e a trajetória da companhia colocam naturalmente a estatal no papel de “grande impulsionadora da transição energética no Brasil”.

Nessa frente, Prates cita que a Petrobras pode avançar para “bioprodutos ou em outras fronteiras de energia renovável”.

“Não existe geração de valor sem cuidar das pessoas e sem pensar em nosso impacto no mundo. Essa é a verdadeira sustentabilidade”, concluiu.

Fonte: CNN Brasil