Previsão de retorno da Zona Azul é para o dia 12 de fevereiro, inicialmente, nas ruas do Centro da capital

Após alguns impasses e incertezas sobre o retorno, a Zona Azul tem uma data definitiva para voltar a operar em Rio Branco: 12 de fevereiro. O estacionamento rotativo está suspenso na capital acreana há quase três anos e a agora será administrado por uma empresa de São Paulo, o Grupo Rizz.

Essa semana o prefeito Tião Bocalom e o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Benício Dias, se reuniram com representantes da empresa para definir os últimos ajustes da instalação dos equipamentos na cidade.

Conforme o planejamento, será cobrado R$ 2,20 por hora para carros e R$ 1,10 para motos. Idosos e deficientes também pagam pelas vagas, sendo cobrado 5% do valor total para idosos e 2% para deficientes.

Inicialmente, a cobrança será feita apenas nas ruas do Centro da capital e terá 19 operadores auxiliando os motoristas. A maioria desses operadores, segundo a prefeitura, são flanelinhas que já trabalham nas áreas e conhecem o público.

"A licitação está concluída, a empresa que ganhou já está pintando o Centro da cidade, há faixas sendo revitalizadas, placas sendo instaladas e, acredito que, início de fevereiro estaremos com a Zona Azul funcionando", destacou o superintendente da RBTrans, Benício Dias.

O sistema foi suspenso em abril de 2021 após sete anos de funcionamento na capital. Na época, a prefeitura falou que a suspensão era por conta do fim do contrato com a empresa responsável pelo serviço. Com isso, 10 monitoras foram dispensadas de seus serviços e 14 empregos diretos foram perdidos.

A previsão inicial, na época, era de que dentro de 90 dias seria feita a licitação e contratação da nova empresa. Porém, no início de 2022, a prefeitura avisou que não existia nenhuma licitação ou processo de contratação aberto.

Desde então, não eram feitas cobranças para estacionamento nos locais indicados pela Zona Azul. Em abril do ano passado, a prefeitura voltou a falar sobre um possível retorno do estacionamento rotativo. Na época, a gestão disse que as tarifas estavam sendo reajustadas e retornaria com nova tecnologia em Rio Branco.

Já em novembro do mesmo ano, a RBTrans confirmou o retorno da cobrança com previsão até o final ano. "A empresa demorou para conseguir contratar o pessoal especializado em pintura de trânsito, que só tem uma, chegaram a um acerto e começaram os trabalhos", pontuou o superintendente.


Pagamento pode ser feito direto no APP da empresa que administra a Zona Azul — Foto: Aline Nascimento/g1

Formas de pagamento

O motorista terá algumas opções na hora de fazer o pagamento do ticket do estacionamento. Conforme divulgado pelo Grupo Rizzo, as opções incluem:

Aplicativo Rizzo Park - pode ser baixado na IOS ou Google play;
Cartão de crédito - o ticket pode ser adquirido via cartão de crédito;
Ticket avulso - solicitado na tela inicial do sistema;
Postos de vendas credenciados pela empresa.

Fonte: G1/AC