O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 3ª feira, 27 de DEZEMBRO

COMEMORA-SE

Católicos celebram São João Evangelista, Santa Fabíola

RONDÔNIA

1914 – Nasce em Humaitá (AM) o historiador Esron Penha de Menezes, desde 1924 morando em Porto Velho.

1967 – Dentro de um ano a rodovia Porto Velho/Abunã/Guajará-Mirim estará com o trecho desmatado, informou o comandante do 5º BEC, coronel Carlos Aloísio Weber.

1995 – Criados os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis.

BRASIL

1939 – Para divulgar as ações do governo é criado o DIP – Depto. de Imprensa e Propaganda, mais tarde Dpto. Nacional de Informações (DNI),Serviço Nacional de Informações (SNI), agora Agência Brasileira de Inteligência.

1965 – Mequinho se torna campeão brasileiro de xadrez aos 14 anos

MUNDO

1845 — O médico Crawford Long é o 1º a usar álcool anestésico num parto.

1908 – John Arthur Johnson derrota Tommy Burns e é o 1º negro campeão mundial de boxe.

1945 – Criado o Fundo Monetário Internacional – FMI.

1983 — O turco Mehmet Ali Ağca, que dois anos antes tentara assassinar o Papa João Paulo II, é perdoado pelo pontífice.

FOTO DO DIA

Praça “Dr. Mário Corrêa da Costa”, na zona central de Guajará-Mirim, local de passagem diária de milhares de moradores, visitantes bolivianos e turistas.

Na época da foto – fim da década de 1960, funcionavam vários órgãos importantes em seu entorno: a prefeitura, a Câmara Municipal e, para o lazer, o cine Guarani.

Do outro lado da Avenida 15 de Novembro, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e à esquerda, bem na ponta da foto, a sede do bispado e residência do bispo.

Mário Corrêa da Costa foi o governador do Estado de Mato Grosso que em 1926 promoveu a povoação de Guajará-Mirim à condição de “cidade”, como distrito de Santo Antônio do Madeira.

Em 1928 a assinou Lei nº 991, elevando o Distrito à categoria de município e comarca, com área retirada do município de Santo Antônio do Rio Madeira, instalado a 10 de abril de 1929. (https://www.guajaramirim.ro.leg.br/ - F. Rondônia Minha Querida Rondônia)