Rodada de pagamentos vai contemplar mais de 556 mil contribuintes na quarta-feira da semana que vem (30)

Porto Velho, RO - A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (23) a consulta ao segundo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2022. De acordo com o Fisco, 556.685 contribuintes serão contemplados com um total de R$ 1,2 bilhão na rodada de pagamentos.

DESCUBRA SE VOCÊ ESTÁ NO LOTE RESIDUAL DA RESTITUIÇÃO

O crédito aos que resolveram as pendências com o Fisco será depositado na quarta-feira da próxima semana, dia 30 de novembro, diretamente na conta bancária informada no fim da declaração, com um acréscimo da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento.

Do montante, R$ 607,9 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: 131.543 idosos acima de 60 anos, 10.306 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Serão contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários.

Neste ano, a restituição não foi liberada em nenhum dos cinco lotes para mais de 1 milhão de contribuintes, o que representa 2,7% do total de 38,2 milhões de documentos entregues entre março e setembro deste ano. No primeiro lote residual, 471.447 contribuintes foram contemplados.

Quem ainda não apareceu nos lotes residuais precisa arrumar as pendências que resultaram na retenção do documento. Após corrigir os erros, a declaração é processada e a restituição pode ser liberada.

Consulta

Além da conferência na página do Fisco na internet, os contribuintes podem saber se estão no segundo lote de restituição acessando o aplicativo do Fisco, disponível para os sistemas Android e iOS.

Nos sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositado, o dinheiro ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do formulário eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência do BB ou ligar para a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: R7