Nenhuma seleção que está aqui no Catar tem um ataque tão poderoso quanto Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior. Os quatro só podem jogar juntos por conta do 'sacrifício' de Lucas Paquetá

Porto Velho, RO - O esquema tático do Brasil contra a Sérvia terá um jogador-chave.

E não será Neymar nem Vinicius Júnior.

É um atleta que terá a função que Toni Kroos desempenhou com eficiência na Copa de 2014, vencida pela Alemanha, no Brasil.

É Lucas Paquetá.

Com a presença de Vinicius Júnior no time, o meia terá funções mais defensivas, que jamais teve na carreira.

O meia irá atuar como segundo volante, ao lado de Casemiro.

Para que Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior possam atuar juntos.

Enquanto Fred vai para o banco de reservas.

Paquetá foi comprado por R$ 316 milhões pelo West Ham. Por sua habilidade, inteligência e técnica como meia. Nessa posição foi escolhido como o melhor estrangeiro na França, na temporada 2021-2022.

Mas Tite entendeu que tinha potencial, versatilidade e físico para ser uma versão moderna de Kroos. Com mais liberdade até do que na Alemanha. Como joga no Real Madrid, ao lado exatamente de Casemiro.

Vai depender de ele manter o equilíbrio no meio-campo, já que Neymar, Raphinha, Vinicius Júnior e Richarlison podem até ocupar espaço. Mas não são de marcação.
Paquetá briga com Casemiro para ser o jogador mais tático que está aqui no Catar. Embora discreto, ele já costumava desempenhar duas ou até três funções táticas durante um jogo. Muito generoso, trata de se segurar, evitar as arrancadas, os dribles e os arremates de fora da área que tanto fizeram sucesso no Lyon.

Ele não tem só visão de jogo, versatilidade para ser meia ou volante.

Mas fôlego.

O preparador Fábio Mahseredjian já deu seu aval a Tite. O jogador do West Ham é um dos melhores fisicamente aqui no Catar. Aos 25 anos, vive o melhor momento de sua carreira.

"Eu acho que a Copa do Mundo é sinônimo de felicidade para a gente, de emoção, de união... É onde o povo se encontra, se reúne para assistir o Brasil jogar, para comemorar, para apoiar. Então, eu me sinto privilegiado de estar fazendo parte disso, porque eu já estive do outro lado.

"Já torci, já pintei rua, já acordei cedo, de madrugada, para ver jogo, então eu sei o quanto é importante para todos eles, e fico grato também pelo apoio e o carinho deles."

Paquetá sabe da enorme responsabilidade tática que tem no time brasileiro.

E segue sem vaidade, apesar de ter tratamento de estrela desde que surgiu na base do Flamengo, no Lyon e no West Ham. A fraca passagem pelo Milan se explica pelo caos no futebol do clube italiano quando ele jogou por lá, na temporada 2019-2020. Ele foi atingido diretamente.

Foi escalado de forma sem sentido, aberto na ponta esquerda. Não deu certo.

No meio-campo, tornou-se um dos grandes jogadores do futebol europeu.

Tite percebeu sua importância para a seleção.

E Paquetá passou coragem, firmeza, para que o treinador apostasse tão alto amanhã, com Vinícius Júnior no time.

Tite sabe a pressão que sofreu em 2018, quando o Brasil começou a Copa do Mundo empatando com a Suíça, na estreia, na Rússia, 1 a 1, em Rostov.

Ele quer vencer a Sérvia para ter mais tranquilidade.

E, embora fiquem mais evidentes Neymar e Vinicius Júnior, sem Lucas Paquetá seria muito difícil os dois começarem juntos a partida de amanhã no estádio Lusail.

"Jogo onde o Tite decidir. O importante para mim é viver o sonho de disputar a Copa do Mundo. Colaborar para que o Brasil lute pelo título. Nosso país é o do futebol. Repito mesmo a todo instante. É um privilégio para poucos vestir a camisa pentacampeã do mundo em uma Copa. Vou dar tudo o que puder para o nosso time", promete Paquetá.

Ele chegou a treinar mesmo com fortes dores na clavícula direita, depois de uma pancada que recebeu na região, no jogo contra o Southampton, no mês passado.

Mas seguiu firme um tratamento intensivo para jogar a Copa do Mundo.

E conseguiu se recuperar completamente.

Para a felicidade de Tite, que chegou a ficar muito preocupado.

Discreto, Paquetá é fundamental para o Brasil nesta Copa de 2022...

Fonte: R7