Na unidade, foram realizadas mais de 8.357 cirurgias de média e alta complexidade, somente em 2022

Porto Velho, RO - Nos últimos seis meses, o Governo de Rondônia enviou três aparelhos de anestesia novos, contratou profissionais e realizou a manutenção de equipamentos cirúrgicos, o que possibilitou a reativação de cinco salas dentro do centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, em Porto Velho.

Conforme declara o diretor-geral do HBAP, Rodrigo Bastos, “são doze salas cirúrgicas, que funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Foram reabertas cinco salas cirúrgicas que estavam inativadas. O número de cirurgias aumentou mais de 60%. Em abril eram realizadas em média, 400 cirurgias ao mês, e atualmente mais de 700 procedimentos cirúrgicos. Nossa meta é alcançar são 1.000 
procedimentos cirúrgicos mensais”.

Profissionais operando com suporte do arco cirúrgico

As principais cirurgias realizadas são as de cirurgia geral, ortopedia, urologia, plástica, ginecologia, proctologia, neurologia, cardíaca, pediatria, cabeça e pescoço, buco maxilo, bariátrica, torácica e cirurgias endoscópicas. A unidade conta com aparelhos de videolaparoscopia, torres de vídeo, arcos cirúrgicos e toda a estrutura de um centro cirúrgico complexo.

Na unidade, foram realizadas mais de 8.357 cirurgias de média e alta complexidade, somente em 2022. O Hospital de Base conta com mais de 500 leitos divididos em sete enfermarias, uma clínica psiquiátrica, maternidade, três unidades de terapia intensiva – UTI adultas e uma neonatal, centro obstétrico; referência em gestação de alto risco, serviço de hemodinâmica, urologia, nefrologia, banco de leite humano, banco de órgãos, residência médica e centro cirúrgico.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Maxwendell Gomes, explica a importância da ação, quanto à estrutura funcional. “O pleno funcionamento do centro cirúrgico do HBAP colabora com o atendimento dos pacientes que necessitam de grandes cirurgias e internações mais específicas, considerando que o hospital é referência e trata mais de 25 especialidades de alta complexidade".

Fonte: Secom - Rondônia