Várias cidades e a capital do país permanecem sem luz

Porto Velho, RO - O governo da Ucrânia afirmou que está trabalhando para restaurar a infraestrutura energética do país, que sofreu grandes danos nas últimas ofensivas russas.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que suas forças realizaram ataques com mísseis em grande escala contra alvos que incluem instalações relacionadas à energia.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, disse que contínuas ofensivas de Moscou contra infraestrutura essencial da Ucrânia provocaram danos em quase metade do sistema de energia do país.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, declarou, em uma mensagem de vídeo, que a situação difícil envolvendo o abastecimento de energia continua em um total de 17 regiões e na capital.

Enquanto isso, Moscou e Kiev concordaram em estender o prazo de um acordo, que permite exportação de grãos a partir de portos ucranianos no Mar Negro.

Contudo, o embarque dos grãos está estagnado devido à falta de embarcações e equipamentos, assim como ataques de mísseis conduzidos pelas forças russas.

Fonte: Agência Brasil